16 de maio de 2018

OPINIÃO | 'UM DE NÓS MENTE' DE KAREN M. MCMANUS

Quando estamos a navegar pelas novidades literárias no site da WOOK e nos cruzamos com um thriller YA com o nome "Um de Nós Mente" é impossível não ficar cheio de curiosidade para o ler. Desde já quero agradecer imenso à Gailivro pelo envio de um exemplar para opinião.

Editor: Gailivro (chancela da Leya)
Edição ou reimpressão: 05-2018
ISBN: 9789892341989
Goodreads: ★★★★
COMPRA AQUI

SINOPSE
Simon Kelleher é o criador do Má-Língua, uma nova aplicação que está a encurralar a elite de Bayview High, revelando pormenores da vida privada dos alunos da escola. 
Mas o caso torna-se mais grave quando Simon e quatro colegas ficam fechados de castigo numa sala, e ele morre diante das suas vítimas. 

Os quatro que se tornam suspeitos imediatos do homicídio, são: 
A melhor aluna da escola, Bronwyn que nunca viola uma regra e quer entrar em Yale. 
A estrela da equipa de basebol de Bayview, Cooper. 
Nate, o criminoso, que está em liberdade condicional por vender droga.
A menina bonita, Addy, que parece ter a vida perfeita ao lado do namorado perfeito.

Que segredos queriam esconder para eliminar Simon? 
Quem será o culpado?

OPINIÃO
É impossível que o título e a capa do livro passem despercebidos ao olhar de um leitor. Thriller é um género que gosto de ler mas este despertou-me especial interesse pelo facto de ser young adult. Esperava um livro com suspense mas bem fluido. Não estava enganada. "Um de Nós Mente" lê-se num abrir e fechar de olhos. A escrita de Karen M. McManus é viciante, envolvente e simples. Os capítulos são curtos e narrados por quatro personagens diferentes (os suspeitos).

Nos primeiros capítulos senti que a autora não estava a conseguir delinear bem as características das personagens e isso fez com que, por vezes, parece-se a mesma a falar. No entanto, Bronwyn, Nate, Cooper e Addy vão ganhando "corpo" ao longo do livro e no final é notório o seu amadurecimento assim como o da escrita da autora, que vai progredindo. No final, é muito interessante perceber como esta experiência mudou a vida destas quatro personagens, agrupando e reinventado-as 

Gostei especialmente da forma como Karen conduziu o suspense ao longo do livro. Não se focou só e apenas no suposto homicido e na sua investigação, como também deu ao leitor a oportunidade de conhecer a história de vida de cada personagem. No final de cada capítulo tinha uma teoria diferente sobre quem teria morto Simon, vão surgindo sempre novas informações que acabam por influenciar o nosso raciocínio. E acreditam que cheguei ao fim e nem sequer acertei?

O final foi inesperado. Nem sequer imaginei que o livro pudesse terminar assim e que o culpado fosse aquela pessoa! E é isso que mais adoro neste género de livros. Fazemos mil e um planos na nossa cabeça, chegamos ao final e somos surpreendidos. 

"Um de Nós Mente", apesar de ser claramente um thriller, é essencialmente um young adult. Está carregado de clichés mas é impossível não gostar dele. O bullying, a homosexualidade, o impacto das redes sociais e o romance adolescente são alguns dos temas abordados neste livro, que continuam a ser extremamente relevantes na atualidade. 

"Foi assim toda a minha vida. As pessoas veem-me e, de imediato, pensam o melhor de mim. Assim que me conhecem, gostam de mim ainda mais. Se alguma vez se soubesse que fiz realmente alguma coisa ao Simon, muitas pessoas iriam odiar-me."


Enviar um comentário

efeito m. Design by Berenica Designs.