24/11/2017

OPINIÃO | 'EQUILÍBRIO 1 - O DESPERTAR' DE IRIA ALEXANDRA CARDOSO

Em Outubro, a autora portuguesa Iria Alexandra Cardoso entrou em contacto comigo para estabelecermos uma parceria. Mesmo não sendo o género de livro que costumo ler, a simplicidade da sinopse despertou-me bastante interesse e por isso aceitei. 

Editor: Chiado Editora
Edição ou reimpressão: Dezembro de 2015
ISBN: 978-989-51-5571-2
Goodreads: ★★★★
COMPRA AQUI

SINOPSE
Duas facções combatem por um artefacto que contém todo o equilíbrio do Universo. O Saphyrum é valioso e nas mãos erradas pode trazer o caos e a escuridão. Nas mãos certas pode trazer harmonia e luz a um mundo confuso e repleto de dúvidas sobre o futuro.
Num instante, com um simples quebrar de regras, o Saphyrum desaparece para sempre… ou talvez não.

OPINIÃO
Fantasia não é de todo o género literário que costumo ler, aliás, consigo contar pelos dedos os livros de fantasia que já li na minha vida. Não é um género que evito, mas é provavelmente aquele que me desperta menos interesse. Como tal, iniciei a minha leitura do "Equilíbrio 1 - o Despertar" ligeiramente receosa mas rapidamente me surpreendi.

A escrita da Iria é extremamente bonita, leve e fluída. Gostei principalmente do facto de as descrições estarem elaboradas de uma forma muito concisa, e, os constantes diálogos entre as personagens dão uma ótima dinâmica ao livro fazendo o leitor voar pelas suas páginas. Como é normal, não sendo uma grande leitora de fantasia, no início demorei um pouco a assimilar todos os aspectos do enredo, mas depois, com o desenvolver da narrativa fui emergindo na história da protagonista - Alexandra.

Outro ponto que me levou a gostar tanto deste livro foram, sem dúvida, as personagens. No geral, acho que a Iria fez uma ótima caracterização das personagens, o que tornou cada uma delas única. Mas tenho de dar ênfase àquelas que mais gostei, a Alexandra e o Derek. A Alexandra porque é impossível não criar de imediato uma forte ligação com ela, e o Derek porque adorei todo o mistério inerente à sua personagem e o facto de ele ser extremamente amoroso.

A Alex é uma personagem que possui dons, o que me levou, imediatamente, a relacionar esta história com a de um dos meus livros favoritos de sempre (que incrivelmente é de fantasia), "Gravar As Marcas" de Veronica Roth.

O final foi completamente surpreendente e, devo dizer que fiquei sem fôlego - só descansei quando cheguei ao fim. O grande problema é que o final do livro faz-nos querer mais, e por isso mesmo aguardo ansiosamente pela continuação.

Para concluir parece que foi um livro feito à minha medida, tem tudo q.b.: fantasia, mundo moderno e romance. A Iria conseguiu equilibrar tudo muito bem e foi isso que mais me conquistou e cativou em "Equilíbrio 1 - o Despertar".


"Eu já reparei na forma como ele olha para ti. É tão doce que faria derreter qualquer coração. Até mesmo um coração como o teu que nunca bateu por ninguém."


Deixo em baixo o vídeo promocional do livro, assim como as redes sociais da autora para que possam visitar e conhecer mais sobre a sua primeira obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário