18/09/2017

OPINIÃO | 'UM MAIS UM - A FÓRMULA DA FELICIDADE' DE JOJO MOYES

Foi impossível ficar indiferente à historia de Lou, em "Viver Depois de Ti". Foi impossível não ficar apaixonada pela a escrita da Jojo Moyes e pela forma como nos faz voar pelas páginas. Quando soube que seria editado, em Portugal, um novo romance da autora, não consegui controlar a minha enorme vontade de o ler.

Quero agradecer imenso à Porto Editora por me ter cedido um exemplar para opinião. "Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade" chega às livrarias hoje, dia 18 de Setembro. 

Editor: Porto Editora
Edição ou reimpressão: Agosto de 2017
ISBN: 978-972-0-03002-3
Goodreads: ★★★★★
COMPRA AQUI

SINOPSE
Uma mãe por conta própria
Jess Thomas faz o seu melhor, dia após dia. É difícil lutar sozinha.
E, por vezes, assume riscos que não devia. Apenas porque tem de ser…

Uma família caótica
Tanzie, a filha de Jess, é uma criança dotada e brilhante a lidar com números, mas sem apoio nunca terá oportunidade de se revelar.
Nicky, enteado de Jess, é um adolescente reservado, que não consegue sozinho fazer frente às perseguições de que é alvo na escola.
Por vezes, Jess sente que os filhos se estão a afundar…

Um desconhecido atraente
Ed Nicholls entra nas suas vidas. Ele é um homem com um passado complicado que foge desesperado de um futuro incerto. Ed sabe o que é a solidão. E quer ajudá-los…

Uma história de amor inesperada
Um mais um - A fórmula da felicidade é um romance cativante e original sobre duas pessoas que se encontram em circunstâncias difíceis.

OPINIÃO
Terminei este livro às 04h14 de dia 18 de Setembro. Acabei-o a esta hora da madrugada porque não consegui parar de o ler. Há bastante tempo que um livro não me fazia sentir assim: ansiosa para chegar às últimas páginas e descobrir o final reservado para estas personagens. Se bem que este livro foi um misto de emoções. Queria tanto terminá-lo, mas, assim que cheguei ao final só queria que houvesse mais, e mais, e mais... Esta é uma das características dos livros da Jojo Moyes, devorámos o livro até não haver mais, porque nos apegamos às personagens de tal maneira que não as queremos largar por nada deste mundo. 

Cada capítulo deste livro é narrado por cada uma dessas personagens. E afinal por onde hei-de começar?

Talvez por Jess. Uma mulher que luta até não ter mais forças para o fazer, e que mesmo assim nunca desiste. Que acredita, e quer que os outro acreditem, que tudo se vai resolver mesmo quando não existe uma réstia de esperança. Que trabalha mais do que merece - tudo pela sua família. É uma mulher inspiradora, uma mãe extraordinária e um exemplo a seguir.

Depois temos Tanzie, uma miúda amorosa que nasceu para a Matemática. Ela quer seguir os estudos nessa área, mas, devido às poucas possibilidades da família isso pode tornar-se difícil. Ainda assim, ela é uma rapariga forte. Digamos que sai à mãe, é (também) uma lutadora. Quando lê-mos os capítulos dela é impossível não nos rendermos a esta personagem. Dá-nos vontade de a abraçar e de a proteger a todo o custo, como se fosse a nossa pequena irmã. Ah, e Tanzie tem um melhor amigo que é o Norman, o cão da família - é ele o protagonista dos momentos mais engraçados e inesperados deste livro.

Em relação a Nicky - uma das minhas personagens favoritas - a sua história deixou-me revoltada. Sofre de bullying e sente-se incompreendido, mas ao longo do livro, vamos observando a sua evolução, e muita coisa mudará com a ajuda de Ed Nicholls.

Já Ed caiu, literalmente, de pára-quedas na vida desta família e ainda bem. Ele cometeu um erro gravíssimo que irá transformar a sua vida por completo. Admito que foi uma personagem que me irritou imenso no início, mas que, ao longo do livro é impossível não nos apaixonarmos completamente por ele (e pela Jess, claro!).

Tal como deu para perceber (espero eu), encontramos, neste livro, personagens extremamente bem desenvolvidas, das quais é impossível ficar indiferente. 

Quando estas cinco personagens se juntam, nada as consegue parar. Juntos passam por uma enorme aventura que envolve muitos quilómetros e muitas situações engraçadas. Não têm noção do quão foi divertido acompanhar todos os altos e baixos desta aventura. Houveram momentos em que eu senti mesmo que estava com eles e simplesmente não conseguia parar de ler.

É um livro com diversas situações inesperadas, que nos deixa com o coração a palpitar em vários momentos. Passei por diversos estados a lê-lo: sorri, emocionei-me e ainda ri à gargalhada. É um romance que nos vicia completamente desde a primeira página. Não consigo encontrar pontos negativos. É um livro do qual podemos retirar tanta coisa para aplicar em nós próprios, que nos torna melhores pessoas. Faz-nos pensar e leva-nos a olhar para as coisas de outra forma. Fazer como Jess e dizer "Havemos sempre de arranjar uma solução".


"Quero ver qual é o resultado da nossa soma, Jessica Rae Thomas. Da soma de todos nós. O que dizes?"


Já podem encontrar este livro nas livrarias. Espero que se sintam tão bem a ler este livro como eu me senti. A mim resta-me implorar à Jojo Moyes para que escreva a continuação de "Um Mais Um - A Fórmula da Felicidade".

Sem comentários:

Enviar um comentário