13 de junho de 2016

OPINIÃO | 'NÃO TERÃO O MEU ÓDIO' DE ANTOINE LEIRIS

Mas que livro maravilhoso! Foi difícil conseguir encontrar as palavras certas para o descrever. Perante todos os acontecimentos pelos quais o nosso mundo tem passado acho que este livro é uma leitura obrigatória.

Editor: Objectiva
Edição ou reimpressão: 04-2016
ISBN: 9789896650872
Goodreads: ★★★★★
COMPRA AQUI

SINOPSE
Não terão o meu ódio é um relato profundamente comovente da dolorosa tragédia que se abateu sobre a família de Antoine naquela noite fatídica e dos penosos dias que se lhe seguiram. É igualmente uma belíssima carta de amor e uma homenagem de grande beleza e rara sensibilidade à família, esse refúgio de amor que resiste e resistirá a tudo.

OPINIÃO
Passados uns meses, tenho finalmente nas minhas mãos uma "continuação" daquela publicação no Facebook que emocionou milhões. Tal como já estava à espera, o livro foi exactamente o que queria que fosse - para além de o Antoine ter uma escrita lindíssima, focou-se na história antes e depois do atentado sem fazer menção aos terroristas, que não merecem protagonismo nem o seu ódio.

Felizmente, nunca passei pelo que o Antoine passou/está a passar e a verdade é que só tenho uma pequena ideia do que será, daí o meu interesse por esta história. Afinal como se lida com uma situação destas nas circunstâncias em que aconteceram?

Do inicio ao fim, este é um livro que toca realmente no coração. Apesar de sofrimento, este livro também transborda amor, essencialmente. Um grande amor pela Hélène, que se sente em cada palavra deste livro, e pelo pequeno Melvil que infelizmente irá crescer sem a sua mãe.

Quando iniciei a minha leitura só o larguei, e com algum custo, quando o terminei. Li-o em algumas horas. Acho que nunca foi tão duro ler um livro, e não digo isto porque foi mau porque não foi de todo, foi simplesmente doloroso - várias vezes dei por mim com lágrimas a escorrem-me pelo rosto. Senti-me tão próxima daquela família que no final só me apetecia ir a correr falar e abraçar o Antoine.

É difícil falar do "Não Terão o Meu Ódio", só quando lerem irão perceber o que eu quis dizer com estes breves parágrafos. O que torna este livro diferente do que qualquer outro é que tudo isto aconteceu realmente, à frente dos nossos olhos, à frente dos olhos do Antoine - isto é uma porta de acesso à história de uma família que perdeu alguém num atentado no Bataclan, não é uma ficção.


É a última vez que nos poderemos amar.
- Antoine Leiris

Enviar um comentário

efeito m. Design by Berenica Designs.