17 de outubro de 2015

DICAS | COMO SOBREVIVER ÀS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Olá! Tem sido bastante difícil para mim conseguir conciliar as aulas e o blog porque tenho um milhão de trabalhos e livros para ler mas de qualquer das formas hoje consegui passar por aqui.

Traga-vos então algumas dicas de como "sobreviver" às leituras obrigatórias que para muitos é um pesadelo.

Frequento o 12º ano por isso já à uns belos anos que tenho na disciplina de Português leituras obrigatórias. Algumas vezes tentei fugir delas e limitei-me a ler resumos e a "safar-me" dessa forma, mas isso não é de todo algo que se deva fazer.

Antes de dar algumas dicas, devo dizer que concordo plenamente com as leituras obrigatórias. Cada vez mais os jovens tendem a afastar-se dos livros porque é tão mais interessante estar à frente de um computador/tablet/telemóvel e acho que é importante que a escola incuta os hábitos de leitura aos seus alunos. (Muitos professores de português também utilizam o método da ficha de leitura, que no meu percurso escolar, o livro era da escolha do aluno.)

Concordo, como muitos, que alguns dos livros que se encontram no Plano Nacional de Leitura não estão, de facto, bem escolhidos para a faixa etária a que estão destinados, de qualquer das formas, temos que saber olhar para as coisas com outros olhos. Falando n "Os Maias" que é talvez das obras que dá "mais polémica" entre os alunos. É verdade que tem um contexto histórico elevado e que pode ser maçador mas não é por isso que a devemos pôr de lado porque pode, de facto, revelar-se uma história bem interessante. Passemos às dicas:

- Nunca, mas nunca, deixar a leitura para a semana anterior em que se vai iniciar a análise da obra nas aulas ou até mesmo para o teste. Aliás, se o livro for grande e com uma escrita "pesada" é meio caminho andado para não conseguir lê-lo até ao fim OU facilmente te cansares. 
- Lê 1 capítulo por dia. (Se começares a leitura cedo verás que quando chegares às alturas que referi no ponto anterior já leste o livro)
- Intercala a leitura da obra com um livro que seja mais leve e que tenha um tema que gostes. 
- Anota e/ou sublinha tudo o que te pareça importante ou relevante relativamente à obra ou até mesmo à disciplina de Português. (Quando analisares a obra na aula já tens "algum" trabalho feito)
- NUNCA cries "preconceitos" em relação ao livro baseados em todas as opiniões que se ouvem (99% más) deles por serem obrigatórios, podes ser surpreendido. 

Estas são as minhas dicas, que apesar de terem chegado tarde, espero que possam servir para vocês como também me têm servido a mim. Beijinhos e até já :)

2 comentários

  1. Olá Mariana! Este post foi muito interessante as tuas dicas são muito boas!
    Este ano vou ter de ler os maias
    Beijinhos! 😄

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Muito Obrigada :)
      Eu confesso que ainda não acabei de ler "Os Maias", na altura desleixei-me e não tive tempo para acabar de os ler, mas estou extremamente arrependida porque é um livro muito bom com uma história fantástica. E claro que vou acabar de os ler! Por isso, começa a ler com tempo e vais ver que vai ser fácil.
      Beijinhos :)

      Eliminar

efeito m. Design by Berenica Designs.